Jornada de adoção das tecnologias Microsoft
O sucesso de uma jornada de adoção é se conectar não com a tecnologia e sim com as pessoas.
Entre os anos de 2014 e 2019 atuei em uma grande companhia com cargos dos mais variados nomes , Opportunity Manager , Solution Cloud , Account Technology Strategist e por fim era tratado como o Customer Success. Todas essas cargas seguem em consonância a estratégia da Microsoft para atendimento de seus clientes, cujo objetivo sempre foi atuar como um Trusted Advisor do cliente, que significa ser visto como um consultor de confiança pelo cliente, alguém em quem ele pode confiar para oferecer orientação e conselhos confiáveis sobre questões relacionadas a negócios, produtos ou serviços. Confesso que de todas essas nomenclaturas de cargas o que eu mais me identifiquei foi o de Customer Success e vou explicar aqui o motivo, mas eu preciso que você nosso leitor entenda do que se trata dessa função e sua origem:
O conceito de Customer Success começou a ganhar destaque no mercado por volta de meados dos anos 2000, especialmente com o crescimento do modelo de negócios de assinaturas e SaaS (Software as a Service) . Empresas que oferecem serviços baseados em assinatura, como Salesforce, Amazon Web Services (AWS), e outras, perceberam a importância de manter os clientes satisfeitos e engajados para garantir a renovação de suas assinaturas.
Desde então, o Customer Success tem se tornado uma disciplina essencial em muitas empresas de tecnologia e em outros setores, com equipes dedicadas a garantir que os clientes atinjam seus objetivos ao usar os produtos ou serviços da empresa. O foco no sucesso do cliente se tornou uma parte integrante das estratégias de negócios de muitas organizações que buscam não apenas adquirir clientes, mas também retê-los e transformá-los em defensores da marca.
Foco no sucesso do cliente: Um "consultor de confiança" está focado no sucesso do cliente acima de tudo. Isso significa priorizar os interesses do cliente e trabalhar em conjunto para alcançar os objetivos propostos.
A identificação com o Cargo
A minha identificação com a carga se deu porque ele estava totalmente alinhado com o meu propósito que sempre foi fazer com que as pessoas cada vez mais se conectassem com a tecnologia, por isso o slogan da nossa companhia é “conectando tecnologia e pessoas”. Nossos clientes investem grandes somas de valores em tecnologia, mas existe a necessidade por parte das áreas de tecnologia de pessoas que se conectam com as áreas de negócio e com o usuário lá na ponte de forma a emponderá-los a extrair o máximo das tecnologias , tornando-se cada vez mais produtivo e trago o conceito de que A verdadeira produtividade transcende a mera quantidade de trabalho realizado, enfatizando a importância de trabalhar com qualidade e eficiência. Essa abordagem permite não apenas alcançar metas profissionais, mas também investir tempo em novos aprendizados e momentos significativos com a família. Ao priorizarmos a excelência em nossas tarefas, encontramos espaço para equilibrar a vida pessoal e profissional, dedicando-nos tanto ao crescimento pessoal quanto ao convívio familiar. Assim, ao invés de uma corrida desenfreada, a produtividade inteligente nos conduz a uma jornada de melhoria contínua, onde trabalhar melhor, não mais, se torna a chave para uma vida plena e realizada.
Veja como a suíte do Microsoft 365 pode impactar positivamente as áreas de negócios das empresas, vou citar apenas algumas:
- OneDrive: Um serviço de armazenamento em nuvem que permite armazenar, sincronizar e compartilhar arquivos em diversos dispositivos.
- SharePoint: Uma plataforma de colaboração e gerenciamento de conteúdo que permite criar sites, portais e aplicativos personalizados para equipes e projetos.
- Microsoft Planner: Uma ferramenta de planejamento e organização de tarefas que ajuda equipes a criar, planejar e acompanhar o progresso de suas atividades.
- Microsoft Loop : é uma plataforma de produtividade altamente flexível e colaborativa, que permite às equipes compartilhar informações, coordenar tarefas e trabalhar de forma eficiente em projetos. Com uma abordagem centrada em torno de "Loops", que são espaços de trabalho dinâmicos e interativos, o Microsoft Loop promove a colaboração contínua e a troca de ideias em tempo real.
- Viva Insights: O Viva Insights oferece insights profundos sobre como os funcionários estão investindo seu tempo, ajudando-os a gerenciar melhor sua energia e equilibrar suas atividades entre trabalho e vida pessoal. Ele também fornece sugestões e práticas recomendadas para promover hábitos saudáveis de trabalho.
Concorda que o colaborador na ponta por vezes necessita dessas tecnologias mas por não ter conhecimento do modelo de contrato, tem dificuldade em “desbravar” as ferramentas disponibilizadas pela empresa para receber de gerar algum problema ele não extrai o melhor das ferramentas e o valor da assinatura continua sendo paga? Ou até mesmo para o tempo da TI numerosos pedidos de aquisição de ferramentas chegando sendo que existe software dentro da plataforma com o mesmo propósito? Para isso existem parceiros transformacionais com o foco do cliente como a Quatto Tecnologia.
Com isso vou disponibilizar aqui os 7 passos da Jornada de Adoção que promovemos em nossos clientes:
Compreensão das necessidades e objetivos da organização:
Realizamos uma análise detalhada das necessidades e objetivos da organização em relação à adoção do Microsoft 365. Isso pode incluir aumentar a colaboração entre equipes, melhorar a produtividade, fortalecer a segurança da informação, entre outros.
Identificação das partes interessadas:
Identificamos as principais partes interessadas na organização que serão afetadas pela adoção do Microsoft 365, incluindo líderes de equipe, gerentes de TI, especialistas em segurança da informação e usuários finais.
- Definição de casos de uso:
- Identificamos e priorizamos os casos de uso específicos do Microsoft 365 que atendem às necessidades de organização. Por exemplo, pode ser o uso do Microsoft Teams para colaboração remota, do SharePoint para gerenciamento de documentos ou do Microsoft Power BI para análise de dados.
- Desenvolvemos um plano de comunicação:
- Criamos um plano de comunicação detalhado para informar os funcionários sobre a adoção do Microsoft 365, destacando os benefícios para a organização e para os usuários individuais. Isso pode incluir e-mails, sessões de treinamento, webinars, intranet, etc.
- Desenvolvimento de materiais de treinamento:
- Desenvolvemos materiais de treinamento e disponibilizamos na plataforma do viva learning mais de 25 horas de treinamento nas soluções Microsoft. Isso pode incluir tutoriais em vídeo, guias passo a passo, documentos de referência e treinamentos presenciais ou online.
- Realização de treinamentos e workshops:
- Sessões de treinamento e workshops para capacitar os usuários a utilizarem efetivamente as ferramentas do Microsoft 365. Certificando-nos de fornecer suporte contínuo e recursos para que os usuários possam continuar aprendendo e melhorando suas habilidades.
- Monitoramento e otimização:
- Monitoramos o uso das ferramentas do Microsoft 365 e auxiliamos a equipe de nossos clientes a avaliar regularmente o progresso em relação aos objetivos de adoção. Identificando áreas que necessitam de melhorias e ajustando seu plano de adoção conforme necessário para garantir o sucesso contínuo.
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Abraço Téo Machado

Autor

Teófilo Machado
CMO da Quatto Tecnologia